quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Actividade com os Encarregados de Educação


Na manhã do dia catorze de Dezembro de dois mil e onze, num centro de formação da área de panificação da nossa cidade de Coimbra, os alunos da turma C do nono ano da escola secundária Infanta Dona Maria, minha direção de turma, promoveram, com os seus pais, uma manhã diferente onde o verdadeiro espírito de Natal se fez sentir.
A criação de verdadeiros laços educativos, de companheirismo, de entreajuda e de amizade entre pais, direção da escola, professores e alunos, pode acontecer através da mais simples das estratégias. Os encarregados de educação dos meus alunos prepararam uma surpresa deliciosa. Pais e filhos meteram literalmente a “mão na massa” e aprenderam a confecionar deliciosos bolos-rei. A farinha e o fermento juntaram-se aos ovos. As frutas secas e as cristalizadas foram devidamente picadas. Raspas de casca de laranja e limão foram batidas com açúcar e margarina. Peneirou-se tudo muito bem, amassou-se a massa até ficar fofa, homogénea e elástica. As bochechas de muitos cozinheiros ficaram enfarinhadas, as frutas deixaram os dedos doces e pegajosos, os sorrisos espalharam-se pela grande cozinha e a massa deixou de ser uma bola amassada para ganhar aquele buraco típico do bolo-rei. Depois foi só pincelar com gema de ovo, decorar com as frutas cristalizadas, e colocar tudo em grandes tabuleiros untados antes de irem cozer em forno não muito quente.
Alunos, pais, professores foram, durante esta manhã, companheiros e amigos. Estiveram juntos do mesmo lado da jornada. Os encarregados de educação dos alunos da minha direção de turma e os seus filhos estão todos de parabéns. O diretor da escola esteve também presente nesta atividade da turma C do nono ano e sentiu-se sensibilizado pelo empenho e espírito de companheirismo demonstrado pelos pais desta turma da escola secundária Infanta Dona Maria.
A sabedoria em saber dar uso ao tempo, matéria hoje em dia tão escassa mas tão importante no que à educação dos nossos filhos diz respeito, fez do dia catorze de Dezembro de dois mil e onze um dia para podermos todos mais tarde recordar.
E cantámos os parabéns ao Gonçalo que fez quinze anos neste dia especial.
João Santos
diretor da turma 9ºC
da escola Secundária Infanta Dona Maria